Curso internacional debate juventudes e ecologia a partir do olhar da espiritualidade
Por Guilherme Freitas com informações de Giovani do Carmo
Acompanhamento das juventudes à luz da justiça socioambiental foi o foco da formação promovida pela Rede MAGIS Brasil no dia 11 de julho de 2025, em São Paulo (SP). A atividade integrou o Curso de Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso, reunindo participantes de quatro países para refletir sobre espiritualidade, territórios e bem viver.
Formação internacional reflete sobre juventudes e ecologia integral
A atividade aconteceu no Centro MAGIS Anchietanum, integrando o curso promovido pelo Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e à Educação Popular (CESEEP), em parceria com o Centro Martin Luther King Jr. (Cuba) e o Programa de Gênero e Religião das Faculdades EST. Ao todo, participaram cerca de 20 jovens e adultos do Brasil, Cuba, Peru e Venezuela.
Com o tema “Ecojustiça e Diálogo Inter-religioso: Caminhos da Espiritualidade e Lutas por um Bem Viver”, a formação buscou conectar espiritualidade, justiça e juventudes, promovendo o diálogo entre fé e compromisso socioambiental.
Juventudes e territórios: uma espiritualidade encarnada
A assessoria foi conduzida por Emiliana Pacheco e Giovani do Carmo, colaboradores da Equipe Nacional da Rede MAGIS Brasil. Giovani apresentou como a Rede compreende as juventudes na contemporaneidade e como, a partir dessa compreensão, se configura o projeto de acompanhá-las na construção de seu projeto de vida
Na sequência, Emiliana trouxe o olhar a partir da realidade amazônica, reforçando a justiça socioambiental como eixo central da evangelização: “Na Amazônia, território é corpo e corpo é território”, destacou. A reflexão apontou para uma espiritualidade encarnada, sensível às urgências dos territórios e promotora de esperança integral.
Prática, partilha e redes
Após as exposições, os participantes foram convidados a refletir em grupos sobre a pergunta: “Como você tem sido presença efetiva e de escuta atenciosa, de cuidado e de esperança no seu território?” O momento favoreceu uma partilha rica de vivências e desafios, encerrando-se com entusiasmo pelo fortalecimento da rede e da missão conjunta.
Essa formação reflete o compromisso da Rede MAGIS Brasil com a construção de uma juventude protagonista, atenta à Casa Comum e integrada à espiritualidade inaciana. A ação reforça o Eixo Justiça Socioambiental do Programa MAGIS e se alinha às Preferências Apostólicas Universais da Companhia de Jesus.