Encontro reuniu diversas congregações e movimentos vocacionais em São Paulo para refletir sobre juventude e projeto de vida
Guilherme Freitas via MAGIS Brasil com informações de Giovani do Carmo
A Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil participou do 41º Encontro Rogate, realizado de 3 a 5 de outubro de 2025, no Instituto de Pastoral Vocacional (IPV), na Freguesia do Ó, em São Paulo (SP). O evento reuniu 27 participantes adultos de diversas congregações religiosas e movimentos laicais ligados aos Serviços de Animação Vocacional, com o objetivo de refletir sobre o tema “Juventude e Projeto de Vida: passo a passo, pouco a pouco e o caminho se faz.”
O Encontro Rogate, promovido anualmente pela Revista Rogate do IPV, busca fortalecer a formação de acompanhadores vocacionais e aprofundar o discernimento sobre a vocação religiosa e laical. Mantido por 13 congregações masculinas e femininas, o Instituto tem como missão promover espaços de diálogo e reflexão sobre a dimensão vocacional na contemporaneidade.
Reflexões sobre juventude e vocação

A programação iniciou-se na noite de sexta-feira (3) com missa e roda de conversa conduzida pelo Padre Vamil, rcj, sobre o tema “Vocação de Idade Adulta”. No sábado, a Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil esteve representada por Giovani do Carmo, coordenador do Eixo Pedagogia da Formação, que assessorou o encontro com a reflexão “As realidades das juventudes na contemporaneidade”.
Em seguida, Alessandra Custódio, gerente do Centro MAGIS Anchietanum, apresentou o tema “A busca pelo sentido da vida: o Espírito fala em nós”. À tarde, Pe. Edson Tomé, SJ, Secretário para Juventude e Vocações da Província dos Jesuítas do Brasil e Diretor do Anchietanum, conduziu a palestra “Projeto de vida: construindo horizontes de esperança”.
O dia se encerrou com a partilha de Ronnaldh Oliveira, da Rádio Amar e Servir, veículo de comunicação da Província dos Jesuítas no Brasil, sobre “O acompanhamento espiritual de jovens: horizonte de desenvolvimento integral.”
Caminhar com os jovens
No domingo, Pe. Tomé e Ronnaldh conduziram o último momento do encontro, aprofundando o tema do acompanhamento vocacional à luz da compreensão de que a vocação é resposta ao chamado de Deus para a realização plena da dignidade humana.
Para o irmão Samuel Acácio Viana, da Congregação Rogacionista, o encontro renovou seu desejo de acompanhar as juventudes: “Participar do 41º Encontro Rogate foi uma experiência profunda de fé, escuta e partilha. O tema inspirou-nos a refletir sobre o sentido da existência e o chamado pessoal de cada um. Este encontro renovou em mim o desejo de servir e de caminhar com os jovens na construção de seus projetos de vida, iluminados pela vocação humana e cristã”, afirmou.
Compromisso com a formação vocacional
A presença da Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil no Encontro Rogate reforça seu compromisso com a formação integral de jovens e daqueles que os acompanham, promovendo uma cultura vocacional que valoriza o discernimento e o acompanhamento espiritual. Essa participação se alinha ao Eixo Pedagogia da Formação do Programa MAGIS Brasil, que incentiva o desenvolvimento de espaços formativos voltados à escuta, ao autoconhecimento e ao serviço.


