Centro MAGIS Anchietanum promove a Semana do Voluntariado Jovem para os estudantes da RJE

Estudantes de três colégios da Rede Jesuíta de Educação (RJE) vivenciam a campanha “Ser mais com os demais” em São Paulo/SP

Rafael Belucci via Centro MAGIS Anchietanum

Entre os dias 30 de junho e 5 de julho, estudantes do Ensino Médio dos colégios São Luís (São Paulo/SP), Catarinense (Florianópolis/SC) e São Francisco Xavier (São Paulo/SP) participaram do Voluntariado Jovem, organizado pelo Centro MAGIS Anchietanum. A atividade foi inspirada na campanha da Província dos Jesuítas no Brasil, “Ser mais com os demais”.

TRABALHO VOLUNTÁRIO EM DIFERENTES LOCAIS

Acompanhados por membros da Formação Cristã, os jovens foram divididos em grupos e atuaram no Arsenal da Esperança, na Mooca, na Casa Franciscana, no Cambuci, e no Chá do Padre, na Sé. Eles realizaram tarefas como limpeza, organização de doações e preparo de alimentos, além de interagir com os colaboradores e assistidos pelas instituições.

TRANSFORMAÇÃO ATRAVÉS DO SERVIÇO

Os estudantes puderam confrontar as diversas realidades a partir do contato com as diferentes pessoas e contextos. Eles também ouviram histórias de vida, ganhando novas perspectivas sobre direitos básicos de moradia, alimentação e saúde, e refletiram sobre como a falta desses elementos pode levar ao abandono, fome, vício e violência.

VOLUNTARIADO JOVEM ESTUDANTIL

Para Thalisson Bomfim, SJ, um dos organizadores do evento, “foi uma experiência de sair de si mesmo e ir ao encontro do outro. Podemos praticar o que a campanha inter redes nos chama, a ser mais para os demais. Ser mais para os demais estava latente nas ações de cada estudante, no brilho dos olhos, na preocupação se estavam fazendo a atividade correta, foram algumas das marcas deixadas pelos jovens nesses dias de voluntariado. A proposta de fazer um voluntariado com estudantes foi surpreendente, principalmente por ver o engajamento deles com a proposta, o comprometimento com as causas do Reino. Levar esses estudantes para contemplar a pessoa de Jesus no rosto dos acolhidos pelas instituições parceiras (Sefras e Arsenal da Esperança) foi uma peregrinação revigorante e evangelizadora. Nós, adultos, fomos evangelizados pelos estudantes. Ao fim da experiência, ficava o sentimento de que outro mundo é possível e é a juventude que o fará”, pontuou.

REFLEXÕES E ESPIRITUALIDADE

À noite, no Centro MAGIS Anchietanum, os jovens compartilharam suas experiências e participaram de oficinas e momentos de espiritualidade, promovendo a integração e fortalecendo os vínculos entre os colégios da RJE.

Compartilhe: